ACREDITAMOS NA |

Telecompensação de Cheques

O Sistema de Telecompensação de Cheques foi criado com vista a introduzir uma maior eficácia e eficiência aos sistemas de compensação e de pagamentos em Cabo Verde.

Este sistema baseia-se numa única liquidação financeira a nível nacional, na circulação interbancária de imagem de cheques e na consequente ausência da troca física de documentos, o que permite a diminuição de custos oferecendo, ainda, como uma das grandes vantagens para os clientes do sistema bancário, a disponibilização dos fundos aos respectivos beneficiários, no dia útil seguinte ao da apresentação dos cheques para pagamento, independentemente da agência/balcão de apresentação.

A devolução ocorre no final do dia útil seguinte, em caso de insuficiência de fundos ou de outro motivo que não permita a finalização do pagamento.

O Sistema de Telecompensação de Cheques dirige-se a todas as instituições de crédito autorizadas a exercer a sua atividade em Cabo Verde, ao Tesouro e ao Banco de Cabo Verde, este na qualidade de participante e agente de liquidação financeira, e à SISP enquanto entidade processadora do serviço de compensação e prestadora do serviço de comunicação necessários ao funcionamento do sistema.

Mx2000 - Data Card